Segundo a Wikipedia.org: “Voyeurismo é uma prática que consiste num indivíduo conseguir obter prazer sexual através da observação de outras pessoas.”
Segundo a desciclopedia.org: “Voyeurismo é uma atitude que consiste em invadir a privacidade das pessoas sem o conhecimento da mesma. Muito difundido entre pervertidos e moleques que ficam espionando suas vizinha, o voyeurismo tem sido usado como tema para várias coisas como programas de televisão, propagandas de Bubaloo, vídeos do Youtube, dentre outros.”
Segundo esta filosofia chegamos ao moderno Work Voyeurismo, que é a prática, ou arte de todo indivíduo que sente prazer em não trabalhar e assistir seus colegas de trabalho fazendo o seu trabalho. Ou literalmente, enquanto todos se fodem de trabalhar ele fica a toa, só observando as pessoas trabalhando, passeia pelo ambiente de trabalho, conversa, olha mais gente trabalhando, volta para o seu lugar e continua a observar. Em muitas vezes esses indivíduos usam técnicas apuradas de camuflagem, para que nunca o peguem e para que nunca o dêem trabalho para fazer. Usa, geralmente, a técnica do Browser Meia-Tala (Browser aberto só até a metade da tela do seu monitor, e de fundo algum documento aberto ou outra janela que faça seu chefe, e seus colegas de trabalho acreditarem que você está trabalhando) para navegar na internet, atualizar o orkut, tomar conta da vida dos outros no twitter etc.
Os Work Voyeurs são astutos e sempre se camuflam quando em seu habitat natural, sendo assim a captura dos mesmo se torna um ato deveras difícil.
Se você está no trabalho agora, de uma olhada a sua volta, tente identificar os Work Voyeurs. As técnicas de camuflagem utilizadas pelos tarados do ócio são bem complexas, as listarei para vocês. Tente identificar-los:
Técnica 1 = Browser meia tala
Esta técnica é a técnica utilizada pela maioria dos Work Voyeurs, e é utilizada também em conjunto com as outras técnicas. Esta técnica se demonstra muito eficiente por enganar seu chefe e fazê-lo crer que você não está à toa na internet, mas na verdade você está trabalhando muuuuuuito. Afinal de contas ninguém vê o seu browser aberto no cantinho da janela! ;-)
Técnica 2 = Documento infinito
A técnica do Documento Infinito é simples, muito utilizada com a técnica do Browser Meia-tala. O Work Voyeur abre um documento para edição, de preferência algum que já tenha algo escrito, geralmente um documento interno da empresa, e deixa aberto para que todos vejam. O Voyeur geralmente NUNCA fecha este documento enquanto aplica a técnica ninja, ou então ao levantar do micro NUNCA bloqueia o mesmo, para que todos olhem para seu monitor e vejam que você está ESCREVENDO UM DOCUMENTO.
Ao levantar o voyeur sempre emite sons, para chamar a atenção.
Técnica 3 = O(a) Humanitário(a)
Está sempre querendo ajudar alguém, fica vagando pelas mesas esperando por um assunto qualquer que lhe soe familiar. Quando algum assunto familiar é detectado de imediato o voyeur se aproxima e puxa um assunto e da palpite, e quando o seu chefe passa ou lhe pergunta o que está fazendo, aí que vem a banda, ele fala: “Estou ajudando o João neste problema.”
Técnica 4 = Bexiga vazando
O Voyeur geralmente gosta muito de passear. O tempo todo ele está fora da sua mesa “fazendo algo”, passando assim longos períodos à toa! Para disfarçar a seu prazer em ficar à toa, o voyeur sempre da uma passadinha antes, ou depois do passeio no banheiro, para que todos acreditem que ele está se aliviando.
Work Voyeur 2009 v2.0 Turbo ELSX
Existe um novo conceito trabalhador alternativo que as pessoas costumam confundir com o Work Voyeur. São os “Fotógrafos de Papel de Parede de Monitor Alheio.” Onde o principal prazer destes é bisbilhotar o que os outros estão escrevendo em seu monitor, mas sobre esta moda falaremos em um tópico futuro! ;-)
Comente este tópico com as situações de Work Voyeurismo do seu trabalho.